Meu poliedro se chama Dodecaedro, pois tem doze lados, ou seja, doze faces. Como já dito ele tem doze faces pentagonais regulares, sendo em cada face 5 arestas, no total com 30 arestas e 20 vértices.
Exemplo de um Dodecaedro Romano.
Dodecaedro em relação á Platão:
Os nomes sólidos platônicos foram dados devido a forma pela qual Platão, em um diálogo “Timeu, os empregou para explicar a natureza. Não se sabe se Timeu realmente existiu ou se Platão o inventou como um personagem para desenvolver suas ideias. Em Timeu, Platão associa cada um dos elementos clássicos (terra, ar, água e fogo) com um poliedro regular. Terra é associada com o cubo, ar com o octaedro, água com o icosaedro e fogo com o tetraedro. Com relação ao quinto sólido platônico, o dodecaedro, Platão escreve: “Faltava ainda uma quinta construção que o Deus utilizou para organizar todas as constelações do céu.”. Aristóteles introduziu um quinto elemento, éter, e postulou que os céus eram feitos deste elemento.
O dodecaedro é pra ser o universo, pois tem doze faces e o universo tem doze zodíacos (signos), também porque para Platão o cosmos seria constituído por átomos com a forma de dodecaedros.
Dodecaedro no cotidiano:
Dodecaedro em forma de Calendário, pois tem 12 meses e consequentemente o dodecaedro tem 12 lados.
Aqui temos um dodecaedro em forma de dado, com 12 lados, ou seja, também 12 números.